JAPÃO PRETENDE FORMAR QUADROS NO SECTOR DA EDUCAÇÃO
O governo japonês, através do seu embaixador Extraordinário e Plenipotenciário em Angola, Maruhashi Jiro, manifestou o interesse de intensificar a relação com o nosso país, com incidência no sector da Educação.
Essa intenção foi manifestada na segunda-feira, 20 de Setembro, durante o encontro com a ministra da Educação, Luísa Grilo, que serviu para avaliar as diferentes áreas de cooperação, entre os dois país, que já dura há 45 anos.
Maruhashi Jiro afirmou que o Japão tem intenção de continuar a ser parceiro de Angola, quer na assistência de projectos comunitários, como construção de escolas em zonas rurais e na desminagem, quer na formação de recursos humanos, na área da Educação, principalmente professores de matemática.
Por seu turno, a ministra da Educação, Luísa Grilo, agradeceu a manifestação de interesse do governo japonês no sector que dirige, reafirmando a aposta do Executivo na capacitação dos professores, para o uso das novas tecnologias, no ensino das ciências.
A governante angolana adiantou ainda que o Japão é uma grande potência, nesta área do ensino das ciências, por isso, seria importante beneficiar também da componente tecnológica prática, como apetrechamento de laboratórios nas escolas, que ajudariam bastante.