• Arrancaram Os Exames Nacionais Em Angola.


    ARRANCARAM EXAMES NACIONAIS PILOTO EM ANGOLA

    O Secretário de Estado para o Ensino Secundário, Gildo Matias, Coordenador da Comissão Nacional para a Implementação dos Exames Nacionais Piloto, que teve o seu iniciou na manhã desta quinta-feira, 23, e com o término a 24 de Junho, garantiu em Conferência de Imprensa que estão criadas as condições para a plena realização.

    O processo que vai avaliar mais de dois mil alunos da 6ª e 12ª classes, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, conta com uma equipa de 240 profissionais angolanos, para avaliar de forma simultânea 2100 alunos, em todo país.

    Os alunos selecionados são oriundos das escolas públicas, público-privadas e privadas, incluindo os alunos com necessidades educativas especiais.

    Durante a sua abordagem, o secretário de Estado explicou que o Exame Nacional é uma prática internacional de avaliação externa, que garante a institucionalização da qualidade do sistema educativo e visa avaliar as aprendizagens dos alunos e o currículo vigente.

    Gildo Matias esclareceu ainda que nesta fase embrionária, o objectivo não é só medir o nível de aprendizagem dos alunos, mas também conceber e testar um conjunto de instrumentos para avaliação e estabelecer um modelo administrativo e logístico para a futura generalização dos Exames Nacionais no nosso país.

    Este processo vai capacitar e reforçar os recursos humanos nacionais para que no futuro se possa dispor de técnicos e peritos angolanos que se vão responsabilizar a execução dos exames.