med.gov.ao
MED
30 Setembro de 2021 | 22h09

MED PREPARA SEGUNDO VOLUME DO DICIONÁRIO DE LÍNGUA GESTUAL

O Ministério da Educação (MED) está a preparar o segundo volume do dicionário de Língua Gestual Angolana para ensino e aprendizagem das pessoas com deficiência auditiva.

MED PREPARA SEGUNDO VOLUME DO DICIONÁRIO DE LÍNGUA GESTUAL

O Ministério da Educação (MED) está a preparar o segundo volume do dicionário de Língua Gestual Angolana para ensino e aprendizagem das pessoas com deficiência auditiva, informou, esta quinta-feira, 30, o director geral do Instituto de Ensino Especial, Laureano Sobrinho.

O MED iniciou os estudos de investigação para a uniformização da Língua Gestual Angolana em 2004, que deu origem a edição do primeiro volume do dicionário de Língua Gestual Angolana, instrumento que possibilita as crianças com deficiência auditiva passarem a se comunicar na sua língua materna.

Ao falar na mesa redonda sobre a "importância da língua gestual angolana”, esclareceu que o processo decorrerá em três fases, sendo que a primeira que corresponde a recolha e termina em Novembro do corrente ano.

Laureano Sobrinho lamentou a insuficiência de professores intérpretes nas escolas, apesar de terem já alguns formados a nível nacional, bem como o facto de a profissão de intérprete de Língua Gestual Angola não estar oficializada.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais