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16 Outubro de 2023 | 11h11

MED ENSAIA NOVO MODELO DE DOCÊNCIA.

No quadro da transformação curricular 2023-2027, que prevê a mono docência coadjuvada, isto é, a inclusão de um professor titular e dois auxiliares, que será aplicado ainda este ano lectivo de forma experimental na quinta e sexta classes, o Ministério da Educação deu início nesta segunda-feira, 16, em Luanda, a formação de 36 docentes do ensino primário, provenientes das dezoito províncias do país, que serão capacitados com métodos de integração de saberes curriculares.

O sistema de mono docência coadjuvada será implementado, numa primeira fase, em 144 escolas seleccionadas nas 18 províncias do país, sendo oito por cada província e prevê uma redução de disciplinas, de nove para sete, fazendo uma integração de saberes curriculares, no modelo ligado às áreas STEM (ciência, tecnologia, matemática, engenharia e artes).

Vita Goveia Emanuel, Director Geral-adjunto do Instituto Nacional de Avaliação e Desenvolvimento da Educação (INADE) disse que a fase experimental terá a duração de cinco anos, sendo o último dedicado a avaliação do impacto da alteração.

Na ocasião, o director do Instituto Nacional de Formação de Quadros da Educação, Caetano Domingos, explicou que a transformação curricular, em curso no país, impulsiona o Ministério da Educação a desenhar um novo modelo de gestão da docência, baseado na operacionalização de programas de ensino e na perspectiva da integração de saberes.

A acção formativa, com duração de cinco dias, está a ser garantida por formadores nacionais e estrangeiros, no âmbito do Programa Saber Mais.


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