O sistema de mono docência coadjuvada será implementado, numa primeira fase, em 144 escolas seleccionadas nas 18 províncias do país, sendo oito por cada província e prevê uma redução de disciplinas, de nove para sete, fazendo uma integração de saberes curriculares, no modelo ligado às áreas STEM (ciência, tecnologia, matemática, engenharia e artes).
Vita Goveia Emanuel, Director Geral-adjunto do Instituto Nacional de Avaliação e Desenvolvimento da Educação (INADE) disse que a fase experimental terá a duração de cinco anos, sendo o último dedicado a avaliação do impacto da alteração.
Na ocasião, o director do Instituto Nacional de Formação de Quadros da Educação, Caetano Domingos, explicou que a transformação curricular, em curso no país, impulsiona o Ministério da Educação a desenhar um novo modelo de gestão da docência, baseado na operacionalização de programas de ensino e na perspectiva da integração de saberes.
A acção formativa, com duração de cinco dias, está a ser garantida por formadores nacionais e estrangeiros, no âmbito do Programa Saber Mais.