med.gov.ao
MED
30 Setembro de 2021 | 21h09

ESPECIALISTAS ESTUDAM INCLUSÃO ESCOLAR DE PESSOAS SURDAS

O Ministério da Educação, através do Instituto Nacional de Educação Especial (INEE), realizou nesta quinta-feira, 30, no Talatona, a Mesa Redonda sobre “A Importância da Língua Gestual Angolana: Avanços, Dificuldades e Soluções”.

ESPECIALISTAS ESTUDAM INCLUSÃO ESCOLAR DE PESSOAS SURDAS

O Ministério da Educação, através do Instituto Nacional de Educação Especial (INEE), realizou nesta quinta-feira, 30, no Talatona, a Mesa Redonda sobre "A Importância da Língua Gestual Angolana: Avanços, Dificuldades e Soluções”.

O evento, que foi presidido pelo secretário de Estado para Educação Pré-escolar e Ensino Primário, Pacheco Francisco, reuniu especialistas, técnicos, professores e deficientes auditivos para juntos analisarem temas como a "Importância no contexto da educação inclusiva das crianças e alunos com deficiência auditiva”, "Surdo-cegueira, um desafio em Angola”, "A deficiência auditiva em Angola: Causas”.

Na ocasião, o secretário de Estado para o Ensino Pré-escolar e Ensino Primário, Pacheco Francisco, reiterou que o MED tem realizado acções com vista a introdução da Língua Gestual Angola no sistema de educação e ensino para os alunos com deficiência auditiva.

O governante afirmou, ainda, estarem cientes das necessidades de eliminar as barreiras comunicativas que provocam isolamento das pessoas surdas e perante a responsabilidade de construir uma sociedade inclusiva, cujos alicerces se encontram na inclusão escolar.

Pacheco Francisco finalizou dizendo que a realização deste evento representa bem o compromisso do Governo, com o objectivo de contribuir para a ampliação do conhecimento que a sociedade tem sobre as pessoas surdas, para o fortalecimento das bases, com a finalidade de construirmos uma comunidade inclusiva e desenvolvida.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais