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20 Julho de 2022 | 13h07

ANGOLA GANHA MESTRES DE EDUCAÇÃO DE INFÂCIA E ENSINO PRIMÁRIO

Sessenta e quatro professores que durante um ano (2021/2022) frequentaram formação de mestrado em metodologias específicas de educação e ensino receberam, nesta terça-feira, os seus diplomas.

Dos formandos, 29 frequentaram aulas no Instituto Superior de Ciências da Educação (Isced) em Benguela na especialidade de Metodologia de Educação Primária, 19 no Isced Luanda em Metodologia do Ensino de Línguas e 16 na Huíla em Metodologia de Educação de Infância.
A formação, que decorreu com apoio da Universidade do Minho de Braga (Portugal), enquadra-se do Plano Nacional de Formação de Quadros do Governo angolano, criado depois de uma avaliação do sistema de ensino efectuado em 2016, cujos resultados demonstraram as insuficiências da formação docente e consequente desalinhamento do perfil de qualificação dos professores.
Na ocasião, a ministra da Educação, Luísa Grilo, disse que esta primeira edição da formação representa o assegurar que o ensino primário, secundário e pré-escolar sejam garantidos por quadros angolanos devidamente qualificados.
Apelou aos recém-formados responsabilidade para um novo paradigma de formação que se quer exigente, e consequente a educação e ensino de qualidade pretendida. "A qualidade da formação de professores é condição sine qua non para a aprendizagem”, recordou.
Apesar disso, a Luísa Grilo, reconheceu ainda ter muito caminho pela frente, pelo que garantiu que o projecto de formação de quadros nacionais vai continuar, no âmbito da implementação do Programa Nacional de Formação e Gestão do Pessoal docente, e que deve abranger mais quadros e em variados domínios de formação.



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