med.gov.ao
03 Março de 2021 | 14h03 - Actualizado em 03 Março de 2021

MED ASSINALA DIA AFRICANO DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

O Ministério da Educação realizou hoje, 01 de Março, uma cerimónia, na escola do Ensino Primário nº 6076 (centralidade do km 44) do município do Icolo e Bengo para marcar o Dia Africano da Alimentação Escolar.


O Ministério da Educação realizou hoje, 01 de Março, uma cerimónia, na escola do Ensino Primário nº 6076 (centralidade do km 44) do município do Icolo e Bengo para marcar o Dia Africano da Alimentação Escolar.
O Acto foi presidido pela ministra da Educação, Luísa Grilo, que considerou a data um incentivo para aprimorar o Programa de Alimentação Escolar, com produtos do campo, em detrimento do consumo de alimentos processados, que são prejudiciais à saúde.
"O Ministério da Educação continuará a desenvolver acções, em parceria com outras instituições, no intuito de garantir uma alimentação escolar saudável e com impacto positivo no desenvolvimento das capacidades cognitivas dos alunos, no seu rendimento escolar, no combate à fome, à pobreza e na prevenção de doenças derivadas de uma má nutrição”, disse a ministra Luísa Grilo.
Por seu turno, a ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Faustina Alves, que marcou presença na cerimónia, mostrou a importância que muitos projectos importantes do Executivo estão a causar na vida social e económica dos cidadãos, como são os casos do PRODESI e do PIIM.
Por outro, o representante do Programa de Alimentação Mundial (PAM), em Angola, Michael Mussoni, incentivou a introdução de produtos nacionais na dieta escolar dos alunos, realçando que os projectos do PAM em Angola estão a privilegiar a produção interna, incentivando o cultivo de alimentos mais procurados pelas comunidades.
Sobre a importância da inclusão do pescado na alimentação escolar, falou o director nacional das Pescas, Manuel José Fernandes, que explicou aos presentes a importância do peixe e dos seus derivados, mostrando que é deste alimentos do mar que conseguimos ter proteínas de excelente qualidade e de alto valor biológico no nosso organismo.
A cerimónia do Dia Africano da Alimentação Escolar ficou marcada com plantação de árvores na escola, pelas titulares do MED e do MASFAMU e de momentos culturais, onde os alunos da escola n.º 6076 declamaram poemas e fizeram um desfile dançante, com a gastronomia de todas as regiões de Angola.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais