med.gov.ao
MED
09 Junho de 2022 | 13h06

EXAME NACIONAL PILOTO VAI ARRANCAR EM JUNHO

A ministra da Educação, Luísa Grilo, garantiu nesta segunda-feira, 2 de Maio, o arranque do exame nacional piloto, nos dias 23 e 24 de Junho, em todo país.

A ministra da Educação, Luísa Grilo, garantiu nesta segunda-feira, 2 de Maio, o arranque do exame nacional piloto, nos dias 23 e 24 de Junho, em todo país.

Segundo a titular da pasta da Educação, que falava em conferência de empresa, para apresentar o referido exame, disse que vai ser aplicado apenas na 6ª e 12ª classes do ensino geral, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, nas 18 províncias do país.

Questionada sobre a necessidade e eficácia deste instrumento de avaliação no sistema de ensino, a ministra Luísa Grilo replicou que o exame é de extrema importância, pois, é um instrumento que permite avaliar o professor e o aluno, aferir a qualidade de ensino, e serve para a reestruturação da política pública de educação.

A ministra reconheceu a falta de experiência neste quesito, por isso conta com a colaboração do Instituto de Avaliação da Educativa (IAVE), para capacitação da equipa montada.

O Exame Nacional Piloto vai avaliar 2100 alunos e vai envolver 250 quadros, que estão a ser capacitados sob critério de experiência e antiguidade para execução e supervisão deste instrumento.

A ministra finalizou a conferência de imprensa, tranquilizando os pais e encarregados de educação, de que o Exame Nacional Piloto não vai reprovar os alunos que vão participar da avaliação.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais