med.gov.ao
MED
08 Dezembro de 2023 | 08h12

DELEGAÇÃO DE ANGOLA CONHECE MECANISMOS BRASILEIROS DE MONITORAMENTO DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

Fonte: Centro de Excelência Brasil - https://centrodeexcelencia.org.br/delegacao-de-angola-conhece-mecanismos-brasileiros-de-monitoramento-da-alimentacao-escolar/?fbclid=IwAR0Lcu6p1BydR5M_wFdyAvKCJ4j-cHdv8VD_RXeZqHtZ5z80axFE-ClC3XE

Entre os dias 4 e 7 de dezembro, uma delegação de Angola participou de atividades técnicas e visitas de campo para conhecer a experiência Brasileira na gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), especialmente nas áreas de monitoramento, avaliação, prestação de contas e mecanismos de compras da agricultura familiar. A agenda incluiu reuniões técnicas e visitas de campo, em Brasília e em Goiânia.

"Este é o nosso grande objetivo: ver como é que funciona no Brasil, que é um país imenso e que tem uma diversidade também grande, portanto com algumas semelhanças ao nosso, para vencermos alguns dos desafios que temos com este programa de alimentação escolar”, disse Luisa Grilo, Ministra de Educação de Angola.

José Ferrão, Diretor de País do WFP em Angola, ressaltou que o WFP tem apoiado o país em suporte técnico aos agricultores e melhorias de práticas agrícolas. "Estamos trabalhando com algumas escolas em métodos usados com pequenos produtores. Compramos grandes quantidades de sementes e utensílios agrícolas e estamos vendo resultados muito positivos”, disse. "Temos feito também campanhas de conscientização, mas é um processo. Angola está o caminho certo e precisamos de ver boas experiências para melhorar alguns procedimentos, especialmente nas áreas de monitoramento e avaliação”, completou.

A visita faz parte das atividades previstas no âmbito da parceria entre o Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (WFP) no Brasil, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC). A delegação de Angola foi liderada pela Ministra de Educação, Luisa Grilo, com apoio da Diretora Nacional de Educação Pré-Escolar e Ensino Primário, Soraya Kalongela. Também participaram José Ferrão, Diretor de País do WFP em Angola, e Gracy Heijblom, Oficial de Programas e Políticas do WFP Angola, além de representantes da Embaixada de Angola em Brasília.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais