RESUMO SOBRE O PLANALEITURA “MAIS LEITURA, MAIS CIDADANIA, MAIS DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL”
1. O planaleitura tem como metas: (i) o aumento de infraestruturas como bibliotecas e mediatecas por toda extensão territorial; (ii) o apetrechamento de escolas nos mais variados níveis de ensino; (iii) a capacitação e a formação de mediadores de leitura, professores, bem como de outros intervenientes; e (iv) o aumento do número de leitores.
J. governança e sistema independente de controlo do planaleitura
2. A implementação do Plano Nacional de Leitura é responsabilidade do maptess, masfamo, med, mescti, mincult, mindcon, mindenacvp, minfin, minjud, minint, minsa, mintrans, minttics, mintur, mirempet, mirex, governos provinciais, uea, observatório nacional governos locais, média, escolas, ong, oi, missões diplomáticas, governos locais, escolas e parceiros sociais, gpe, spe, dme, escolas e parceiros sociais, editoras, gráficas e livrarias, adms, municipais, escolas, parceiros sociais, cniilp, sob coordenação do MED, por via da apresentação trimestral de um Relatório de Balanço.
3. O planaleitura, para além da auscultação pública, contará com construção e reabilitação de infraestruturas, formação de agentes até a Avaliação intermédia e análise dos resultados por instituições competentes nacionais e internacionais.
k. avaliação intermédia e análise dos resultados do planaleitura
31. Para a avaliação da implementação do plano, serão consideradas as seguintes modalidades:
(i) Monitoramento contínuo e revisão;
(ii) Avaliação interna;
(iii) Avaliação externa.
Quadro 1 - Lista de Obras da Literatura Angolana para a Educação Pré-Escolar
Educação Pré-Escolar |
|||
Título do livro |
Autor/a |
Título do livro |
Autor/a |
Lengalengas, trava-línguas |
Cremilda de Lima |
O castigo da raposa |
Costa Andrade |
Música do coração |
Cynthia Perez |
O país das mil cores |
Octaviano Correia |
O patinho que não sabia nadar |
Octaviano Correia |
O pequeno elefante e o crocodilo |
Rosalina Pombal |
Kauyka (Português) |
Ana Maria de Oliveira |
Kauyka (Kimbundu) |
Ana Maria de Oliveira |
Kauyka (Cokwe)) |
Ana Maria de Oliveira |
Kauyka (Oshikwanyama) |
Ana Maria de Oliveira |
Kauyka (Kikongo) |
Ana Maria de Oliveira |
Kauyka (Umbundu) |
Ana Maria de Oliveira |
Que-quem é? |
António Pinto (Kituxi) |
Gente como nós |
António Pinto (Kituxi) |
A escola do Búzio |
Manuel Rui |
Doce lar: amor, escola e família |
Alessandre Kidila Prazeres Monteiro Cardoso (kiki) |
Quadro 2 - Lista de Obras da Literatura Angolana para a Primeira e a Segunda Classes
Primeira Classe |
Segunda Classe |
||
Título do livro |
Autor/a |
Título do livro |
Autor/a |
Lengalengas, trava-línguas |
Cremilda de Lima |
Duas abelhas amigas de um girassol |
Manuel Rui Monteiro |
A noite, a árvore e o passarinho de Bibe Maravilha |
Jorge Macedo |
O círculo de giz de bombó |
Henrique Guerra |
O patinho que não sabia nadar |
Octaviano Correia |
Quatro Estórias
|
Cremilda de Lima, Dário de Melo, Gabriela Antunes, Maria João |
Avô Sabalo |
Kanguimbo Ananás |
A revolta dos livros |
Sofia Cocha-Osório |
Wana no país do silêncio |
Kanyaanga/ Vitorino Kiala |
Vari, a incrível palanca |
Sendi Baptista |
A girafa que comia estrela |
José Eduardo Agualusa/ Henrique Cayatte |
O Leão e a lebre |
Amélia Mingas |
A Palanca Vaidosa |
Raul David |
Alupopo (livro de adivinhas em Umbundo e Português) |