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11 Abril de 2024 | 17h04 - Actualizado em 11 Abril de 2024

AUSCULTAÇÃO PÚBLICA NACIONAL

"MAIS LEITURA, MAIS CIDADANIA, MAIS DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL"

A.     enquadramento

1.         O Plano Nacional de Leitura 2024-2027 (planaleitura) articula-se ao Plano de Desenvolvimento Nacional – PDN 2023-2027, na medida em que catalisa a materialização da Política de Educação, Juventude, Emprego e Inovação, através dos seguintes programas: Programa de Valorização e Dinamização da Cultura – na prioridade sobre o desenvolvimento do acervo e símbolos culturais e nacionais e Programa de Expansão e Modernização do Sistema de Ensino – na prioridade sobre o aumento da taxa da alfabetização nacional.

2.         O planaleitura objectiva a materialização dos desígnios definidos pelo pilar de Desenvolvimento de Capital Humano, constituindo-se numa das ferramentas que contribuirá no processo de implementação de medidas de políticas públicas, culminando na melhoria do ensino, atendendo, o Objectivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS-4).

3.         Uma imagem com texto, logótipo, clipart, desenho

Descrição gerada automaticamenteEste plano encontra a sua fundamentação no n.º 1 do artigo 79.º da Constituição da República de Angola: "O Estado promove o acesso de todos à alfabetização, ao ensino, à cultura e ao desporto, estimulando a participação dos diversos agentes particulares na sua efectivação, nos termos da lei”. Constituição da República de Angola ainda no seu artigo 19.º define que: "A língua oficial da República de Angola é o português” e que "O Estado valoriza e promove o estudo, o ensino e a utilização das demais línguas de Angola, bem como das principais línguas de comunicação internacional”.

4.         Assim, o planaleitura encontra, igualmente, respaldo nas linhas gerais da Política Nacional do Livro e da Promoção da Leitura, aprovada pelo Decreto Presidencial n.º 105/11 de 24 de Maio e na Lei n.º 17/16, de 07 de Outubro, Lei de Bases do Sistema de Educação e Ensino, que define no seu artigo 4.º os fins do Sistema de Educação e Ensino.

5.         De acordo com o Inquérito sobre Despesas Receitas e Emprego em Angola (IDREA 2018-2019), publicado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o Ensino Primário de Adultos regista uma taxa de alfabetização da população com 15 ou mais anos de idade de 76%. Neste sentido, o Executivo reconhece a necessidade de implementação de mecanismos para o aumento da taxa de alfabetização da população, mediante o fomento da expansão do livro, da leitura e da escrita, de forma coordenada, com vista a melhorar os resultados da avaliação da leitura e da escrita, a nível nacional.

6.         No domínio das infraestruturas para a promoção da leitura, o país dispõe de (i) 1515 Centros Infantis dos quais 171 são públicos; (ii) 11.819 escolas públicas das quais 455 possuem bibliotecas; (iii) 40 bibliotecas públicas; (iv) 10 mediatecas provinciais e (v) 89 livrarias privadas. No quadro da frequência às bibliotecas públicas, foram registados, no ano de 2023, 111.815 utentes.

7.         Face aos dados apresentados, há necessidade de construirmos e de reabilitarmos infraestruturas com recurso a materiais locais, com o envolvimento das comunidades.

8.         No Subsistema de Ensino Superior, o ensino da Linguística e da Literatura, nos cursos de Língua Portuguesa, são os mais sistematizados, do ponto de vista da recomendação de actividades de leitura e de escrita. Em geral, nos demais cursos, os estudantes demonstram um conhecimento básico sobre a literatura angolana e investem menos no desenvolvimento de hábitos de leitura e de escrita.

9.         Face ao quadro apresentado, é imperioso incentivar o hábito pela leitura e pela escrita a partir das classes iniciais para que as crianças e os alunos cresçam com o hábito de ler e de escrever, de modo a torná-los cidadãos-leitores.

B.     estudo comparativo

10.      No PLANALEITURA fazemos comparação com cinco (5) países, nomeadamente: África do Sul, Cabo Verde, Brasil, Portugal e Moçambique, seleccionados com base nos seguintes critérios: (i) proximidade geográfica com Angola, potencial concorrência a nível regional (África do Sul e Moçambique) e (ii) história e língua comum (Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal).

C.     objectivos

11.      Este plano define como objectivo geral a massificação do hábito da leitura no seio da população e tem como objectivos específicos: (i) a universalização do acesso à prática da leitura; (ii) a formação de mediadores de leitura; (iii) a valorização institucional da leitura, bem como o incremento do seu valor simbólico; (iv) a desenvolvimento da economia do livro; (v) a criação de um corpus literário angolano.

D.      principais áreas de actuação

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Descrição gerada automaticamente

12.       Dado o actual contexto socioeconómico e antevendo o Plano Nacional de Desenvolvimento 2023-2027, o planaleitura tem como foco a melhoria e a criação de infraestruturas sociais de apoio ao sector social (educação e cultura).

 

E.      abrangência do planaleitura

13.      O planaleitura possui abrangência nacional, na medida em que as suas acções deverão ser transversais aos sectores e a todas as províncias do país, que assumirão um papel central no desenvolvimento das actividades que concorrem para o hábito de leitura em Angola, a fim de que tenhamos uma sociedade mais culta.

14.      O planaleitura destina-se aos alunos, aos estudantes de todos os Subsistemas e Níveis de Educação e Ensino, bem como aos cidadãos, de forma inclusiva. Destina-se também à diáspora angolana, com o objectivo de a potenciar com cultura linguística e literária, a desenvolver o amor à pátria, a garantir maior empoderamento e autonomia da população no geral. Este plano também se destina a funcionários internacionais e a turistas.

F.      financiamento assegurado para o planaleitura

 

15.      O planaleitura é um plano quadrienal (2024-2027) que mobiliza investimentos públicos e privados, estando prevista uma disponibilização financeira para o quadriénio, o valor de Kz 456,069,144,843.91 (Quatrocentos e Cinquenta e Seis Mil, Sessenta e Nove Milhões, Cento e Quarenta e Quatro Mil, Oitocentos e quarenta e três Kwanzas e Noventa e Um Cêntimos), divida em três componentes, nomeadamente:

16.     A primeira componente com 0,95%, está ligada a Despesas de Apoio de Desenvolvimento (DAD), que cobrirão acções a curto e médio prazos, de capacitação, estruturação, promoção e desenvolvimento da oferta literária;

17.     A segunda componente com 92,7%, está ligada aos Investimentos Públicos (PIP), que cobrirão acções a médio prazo de requalificação dos principais recursos para a leitura, distribuídos pelo país (bibliotecas, mediatecas entre outros), bem como no surgimento de novas infraestruturas deste segmento.

18.     A terceira componente com 6,98% refere-se ao financiamento do sector privado nacional para o fomento à leitura, por via da Banca Comercial, por via de garantias públicas, e parceiros de cooperação para o desenvolvimento.

 

G.     infraestruturas de apoio

19.    Para o fomento do hábito da leitura, é imperiosa a construção, o apetrechamento, e a reabilitação de infraestruturas, assim como criar e desenvolver outros serviços de apoio, com destaque para:

a)              Construção e o apetrechamento de bibliotecas públicas, bibliotecas escolares e de mediatecas, bem como o estabelecimento de parcerias público-privadas para a sua gestão;

b)              Requalificação, modernização e qualificação de acervos, equipamentos e de instalações de bibliotecas públicas e de bibliotecas escolares, bem como o estabelecimento de parcerias público-privadas para a sua gestão;

c)             Construção e requalificação de jangos comunitários e de outros espaços, bem como o seu apetrechamento para desempenharem a função de biblioteca comunitária.

A.     acções a desenvolver



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Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais

Objectivo

Domínio

Acção

Universali-zação do acesso à prática da leitura

Infraestrutu-ras

Construir e apetrechar bibliotecas (públicas, escolares e comunitárias) e mediatecas

Criar e consolidar o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, com níveis hierárquicos de bibliotecas e meios de circulação de acervos, bem como informatização de catálogos

Criar oficinas e salas de leitura criativa, bibliotecas móveis e "pontos de leitura” (estações de autocarros, de comboios, parques, centros comerciais, aeroportos, embarcadouros, lojas de bombas de combustível, hospitais, lares de idoso, centros prisionais, centros de acolhimento e de reabilitação, entre outros

Criar uma biblioteca digital

Divulgação

Facilitar o acesso ao livro por via da distribuição gratuita de livros didácticos e não didácticos

Atribuir prémios de incentivo e de fomento às práticas de leitura em escolas, bibliotecas, comunidades, empresas, entre outros

Institucionalizar o prémio nacional de leitura

Realizar o concurso provincial e nacional de leitura

Implementar o projecto "o escritor e a sua época"

Implementar o projecto "a banda desenhada na escola”

Conceber e institucionalizar o cânone literário angolano

Conceber selectas literárias para o I, o II Ciclo do Ensino Secundário e o Ensino Superior

Realizar feiras do livro e da leitura

Apoiar a actividade do/a alfarrabista

Atribuir topónimos aos escritores angolanos

Ampliar e actualizar o repertório de obras de escritores e de autores angolanos, assim como de escritores e de autores de países de Língua Portuguesa recomendadas para os jovens universitários

Criar condições para a existência de livros em braile, livros digitais e audiolivros para atender a pessoas com deficiências, especialmente as de natureza visual

Estabelecer acordos com editoras para a tradução, a adaptação e a edição local de obras seleccionadas pelo PLANALEITURA em línguas nacionais

Implementar projectos sociais de leitura (promoção de rodas da leitura nas escolas, clubes de leitura nas comunidades do país)

Formação de mediadores de leitura

Capacitação

Formar professores-bibliotecários, mediadores de leitura, especialistas para o tratamento do acervo bibliográfico e gestores de bibliotecas, sobre estratégias eficazes de ensino da leitura

Expandir a oferta formativa de cursos de graduação em literatura e ensino da Língua Portuguesa

Criar programas específicos de leitura para atender às necessidades de grupos marginalizados e/ou desfavorecidos, como pessoas com deficiência e os povos minoritários

Adaptar obras literárias de referência em função das faixas etárias

Integrar abordagens inovadoras e tecnologias educacionais na formação de professores, em geral, e de professores de Língua Portuguesa, em particular

Integrar no currículo dos cursos ligados ao ensino da Língua Portuguesa, conteúdos que exijam actividades de leitura, de forma transversal, nas diferentes unidades curriculares