med.gov.ao
 
MED
10 Novembro de 2021 | 15h11

ANGOLA E FRANÇA AVALIAM COOPERAÇÃO NO DOMÍNIO DA EDUCAÇÃO.

A ministra da Educação, Luísa Grilo, avaliou, esta quarta-feira, 10, a cooperação bilateral com a França, durante um encontro com o ministro da Educação, Juventude e Desportos, Jean-Michel Blanquet.

ANGOLA E FRANÇA AVALIAM COOPERAÇÃO NO DOMÍNIO DA EDUCAÇÃO.
A ministra da Educação, Luísa Grilo, avaliou, esta quarta-feira, 10, a cooperação bilateral com a França, durante um encontro com o ministro da Educação, Juventude e Desportos, Jean-Michel Blanquet.
Durante o encontro, quer decorreu à margem da 41ª Sessão da Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), as duas entidades analisaram o grau de cumprimento dos instrumentos jurídicos assinados e perspectivar novas áreas de cooperação.
Os dois interlocutores trocaram impressões sobre a resposta dos respectivos sistemas educativos em relação à pandemia da Covid-19, nomeadamente o investimento feito para garantir o retorno seguro às aulas e à necessidade da aposta nas TIC aplicadas à educação.
A ministra Luísa Grilo agradeceu a oportunidade e fez referência à resposta do sector da educação em Angola em relação à pandemia, fundamentalmente o forte empenho do Presidente da República, João Lourenço, que disponibilizou fundos especiais que garantiram o retorno às aulas em segurança em todo o país.
No quadro da cooperação com França, a ministra destacou os projectos em curso como os "Liceu Eiffel", localizados nos municípios de Caxito, Malanje, Cazengo e Ondjiva, com o apoio da Total Energies, o apoio ao desenvolvimento do ensino da língua francesa e o apoio aos Institutos Técnicos Agrários com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).
Luísa Grilo referiu-se ainda à necessidade do ensino precoce da língua francesa e à formação de quadros da educação desde professores, gestores escolares, supervisores pedagógicos e inspectores escolares como perspectivas de Angola para reforçar a cooperação.
Por sua vez o ministro francês, Jean-Michel Blanquet, manifestou a disponibilidade do seu país em reforçar a cooperação com Angola no domínio da educação, que considera ser de importância particular no contexto da pandemia, tendo destacado o compromisso assumido pelo Presidente Emmanuel Macron em 2017, em Dakar, em apoiar a educação das raparigas em África.
Jean-Michel Blanquet apresentou, igualmente, abertura do seu país para apoiar a formação de professores em Angola deforma a garantir maior profissionalização dos docentes e demais agentes da educação.
Os dois interlocutores concordaram em assinar um Acordo de Cooperação no domínio da educação nos melhores prazos possíveis.
O encontro contou com a presença do Embaixador de Angola em França, João Miranda, e o consultor da ministra da Educação, Aldo Sambo.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais