med.gov.ao
MED
08 Setembro de 2022 | 22h09

ACTO CENTRAL DO DIA INTERNACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO

MINISTRA DA EDUCAÇÃO MOSTRA DADOS DA ALFABETIZAÇÃO EM ANGOLA

O sistema de ensino de adultos em todo país atendeu, no período 2018/2022, dois milhões 207 mil e 627 adultos, dos quais um milhão 137 mil e 631 são mulheres.

Estes dados foram divulgados hoje, quinta-feira, na comuna do Cabo Ledo, município da Quiçama, pela ministra da Educação, Luísa Grilo, quando presidia ao acto central alusivo ao dia internacional da alfabetização (8 de Setembro).

O aumento dos alunos foi condicionado devido às consequências da crise económica global e da pandemia da Covid-19, que causou a interrupção das aulas, estimando que cerca de 15,5 por cento dos alunos não retomou a escola.

A exiguidade de recursos para o pagamento de subsídios aos alfabetizadores obriga a reformulação de estratégias de actuação, como forma de continuar a garantir uma educação de qualidade para todos, jovens e adultos que necessitam dessa segunda oportunidade educativa.

"Neste sentido, os desafios actuais passam, essencialmente, pelo aumento da oferta e pela melhoria do processo de ensino-aprendizagem, na criação de condições para que um número cada vez maior de cidadãos possa ser alfabetizado e continuem os seus estudos até a conclusão do ensino secundário", disse a ministra.

Luísa Grilo destacou como estratégia o recurso aos alunos dos magistérios de todo país para actuarem como alfabetizadores, como parte integrante da sua formação, o arranque do projecto de aprendizagem para todos e empoderamento da rapariga com o apoio do Banco Mundial, bem como a mobilização massiva de empresas para o apadrinhamento e criação de turmas de  alfabetização nas suas instalações.

Por sua vez, a governadora de Luanda, Ana Paula de Carvalho, disse que a alfabetização ajuda na emancipação do indivíduo e amplia o seu conhecimento por via da leitura, permitindo um melhor entendimento dos fenómenos sociais, autonomia da pessoa e um passo importante para a construção de uma sociedade mais justa.

Acrescentou que a alfabetização está relacionada directamente com o desenvolvimento do país e do indivíduo, com a competência de compreender e interpretar o que lê correctamente.

O Plano de Acção para Intensificação da Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos e os financiamentos nacionais e internacionais têm estimulado e contribuído para a redução da taxa de analfabetismo no país, cifrado, actualmente, em 30 por cento. 

A 8 de Setembro é comemorado o Dia Mundial da Alfabetização, data criada em 1967 pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objectivo de que assuntos e questões sobre alfabetização fossem discutidos no mundo, promovendo o amplo debate sobre a sua importância, sobretudo em países ainda com índice de analfabetismo considerável.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais